Beleza – aprendendo com os animais.


Outro dia estava assistindo TV, mudando de canal, quando o comercial de um programa chamou muito minha atenção. Era uma garotinha, cerca de uns dez anos de idade, magrinha, dizendo que embora as pessoas não a achassem gorda, ela se acha!!! Pensei comigo, na minha infância as crianças não tinham esse tipo de preocupação... por isso resolvi aprender com os animais, talvez na geração passada eu diria – Aprendendo com as crianças; mas até elas estão sendo, bombardeadas com essa tirania da beleza, da magreza, enfim a sociedade impõe algo que nem ela mesma pode sustentar.
Minha preocupação com a estética começou na adolescência, sempre tive dificuldade em aceitar meu corpo, meu rosto, enfim, em me aceitar, mas nunca fui vaidosa. Hoje, estou aprendendo a me livrar dessa tirania do “ideal de beleza”, afinal eu também fui bombardeada com essa arma brutal.
Por que aprender com os animais? Porque eles, em sua, digamos “simplicidade” sabem viver com intensidade cada momento, a sua beleza Única..
Por exemplo, esse cãozinho, pra algumas pessoas ele é um magricelo, mas ele é apenas um cão, e aproveita suas características da melhor maneira possível - é magrinho? “Bora” correr, ele vive cumprindo o propósito para o qual foi feito: ser cão; se está gordo ou magro, o que importa?
Agora vamos ver o urso, que coisa mais maravilhosa! Que abraço gostoso! Com ele também acontece: tem gente achando que ele está acima do peso; mas o urso, assim como o cão, simplesmente, vive, e com certeza, com muito mais intensidade do que muitas pessoas.

O próximo é o flamingo, e é assim como ele que me senti a vida toda – que pernas finas (embora as minhas não sejam tão longas, rs)... mas são perfeitas para andar em partes mais fundas de lagos e mangues, e tal como os outros animais ele vive integralmente cada segundo da sua vida.
Poderia citar tantos outros exemplos, mas acho que esses já são suficientes, tanto para adultos quanto para crianças.
Claro que devemos nos sentir bem com nossa imagem, mas sem destruir quem somos de verdade. Quer emagrecer? Não tem problema, desde que seja por motivos legítimos, por exemplo, questões de saúde, voltar a usar aquela calça que gosta tanto e é tão confortável...
Enfim, estamos aqui pra viver, com um propósito, e não apenas para nos amoldarmos a um padrão, que não acrescenta nenhum benefício a nossa vida!
É isso, vamos aprender a curtir nosso corpo, ele é tremendo, uma obra prima!


Comentários

Postagens mais visitadas